Falando sobre Diabetes


Olá,

Hoje venho falar um pouco sobre Diabetes Mellitus Tipo 1, ou Insulino dependente, um assunto do qual gosto muito.

Diabetes tipo 1 é uma doença em que há uma diminuição de produção de insulina pelo pâncreas, levando a um aumento do açúcar do sangue.

O papel da insulina é fazer a glicose (açúcar) entrar nas nossas células para gerar energia para o adequado funcionamento do corpo, na falta de insulina, a glicose se acumula no sangue e as células passam a não receber energia de forma adequada, levando o corpo à produzir energia de outra maneira, levando a alguns sintomas iniciais: polidipsia ( muita sede), polifagia ( muita fome) e poliúria ( micção frequente), associados à perda de peso.

O tratamento do diabetes consiste em dieta alimentar balanceada com controle de ingestão de carboidratos ( orientada por um nutricionista) , uso de insulina ( injetável- única maneira disponível no Brasil até o momento), prática de atividade física regular. Além disso , é muito importante que o paciente tenha também um suporte psicológico porque é uma doença crônica, ou seja, vai acompanhar o paciente por toda sua vida , já que ainda é uma doença sem cura.

É muito importante o controle rígido do diabetes, porque ela pode evoluir com complicações sérias que comprometem a qualidade de vida do paciente .As principais complicações são alteração na retina ( fundo de olho, comprometendo a visão), alteração nos rins, levando à insuficiência renal, alteração nos nervos, diminuindo a sensibilidade dos pés e levando à lesões graves podendo chegar a amputação.

Atualmente temos muitas opções de tratamento que permitem uma qualidade de vida melhor para o paciente . Portanto, quando se tem esse diagnóstico de diabetes, é importante fazer consultas regulares ao médico e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar que possa abraçar todas as necessidades do paciente e sua família.


Siga

  • Dra Aline Boschini
  • alineboschini
  • Aline_Boschini

​© 2023 por Aline Bochini Endocrinologia. Orgulhosamente criado com Cripcom